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terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Complexo Viário do Entroncamento - BELÉM - PA

> Quem vem à Belém-PA pela BR-316 via entroncamento vai entender porque deram esse nome.

> É complexo entender a mente de quem planejou aquilo.

> Aquilo deveria ser uma solução para o engarrafamento naquele trecho.

> Os sinais foram tirados para "facilitar" o escoamento de veículos.

> Em vez disso criaram a rotatória que faz o cruzamento em "X" nos seguintes pontos: BR x ALMIRANTE BARROSO x ICOARACI x PEDRO ÁLVARES CABRAL x ALMIRANTE BARROSO x BR.

> E para aumentar o engarrafamento, colocaram mais dois sinais: um para a frente do Shopping Castanheira e outro para a frente do Conjunto Costa e Silva. Quem sai do túnel dá de cara com esses dois sinais. Que mente brilhante !!!

> Ouvir dizer que já tentaram outras soluções porém, o LÍDER é quem manda e não nós que mandamos no LÍDER.

> O projeto foi tão bem feito que é necessário colocar cones e guardas da polícia federal no cruzamento de quem vem de ICOARACI e da PEDRO ÁLVARES CABRAL para entrar na BR, senão ninguém passa no horário do "rush".

> O que acontece também, quando os veículos se encontram na frente da IGREJA UNIVERSAL é necessário colocar cones e policiamento reduzindo a saída do túnel em duas vias, causando um grande engarrafamento dentro do túnel que foi projetado exatamente para evitar isso.

> Ainda tem os ciclistas que foram esquecidos no projeto.

> E as passarelas que, segundo ouvi dos transeuntes, viraram um "cocódromo", entenderam?

> Benditos cones e policiais que, quando estão presentes, "corrigem" esse erro do "complexo viário do entroncamento" e a chuva das três que tenta limpar as sujeiras das passarelas.

> Quem sabe um outro projeto mais simples, mais barato e eficaz para corrigir esse complexo, milionário e com eficiência duvidosa.

Um comentário:

Garcez disse...

Segundo outdoor fixado na obra do entroncamento durantes longos meses, a obra foi idealizada pela própria administracao de Edmilson Rodrigues-PT a frente da prefeitura na época. O projeto inicial contemplava uma solução de engenharia moderna com elevados, ciclovias, que chegou a ser exposto em maquete no Castanheira Shopping. Mas devido a uma das inoportunas brigas Prefeitura x Estado na época, a Prefeitura de Belém atrapalhou o projeto construindo uma praça no local (que mais tarde tornou-se um "maconhódromo"), o que atrapalhou o projeto inicial, e deu origem a este "Complexo de Engarrafamento" que temos. Comenta-se que sua então gestora de tráfego de Belém foi admitida em uma grande cervejaria, tão eficiente era a sua capacidade de produzir engarrafamentos.